HOME > Mundo

Trump dá ultimato ao Hamas para aceitar acordo com Israel

Presidente dos EUA disse que o grupo palestino deve responder até domingo ou enfrentar "um inferno"

Militantes do Hamas (Foto: REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa)

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu aos militantes palestinos do Hamas até a noite de domingo para aceitarem sua proposta de encerrar a guerra de quase dois anos com o aliado dos EUA, Israel, na Faixa de Gaza, ou "o INFERNO" será desencadeado.

"Um acordo precisa ser alcançado com o Hamas até domingo, SEIS (6) P.M., horário de Washington, D.C. (19h de Brasília)", escreveu Trump nesta sexta-feira no Truth Social.

"Todos os países assinaram! Se esse acordo de ÚLTIMA CHANCE não for alcançado, todo o INFERNO, como nunca visto antes, se desencadeará contra o Hamas."

O plano especifica um cessar-fogo imediato, uma troca de todos os reféns mantidos pelo Hamas por prisioneiros palestinos mantidos por Israel, uma retirada israelense de Gaza, o desarmamento do Hamas e a introdução de um governo de transição liderado por um órgão internacional.

Trump apresentou seu plano pela primeira vez a líderes e autoridades do Egito, Indonésia, Jordânia, Arábia Saudita, Turquia, Paquistão, Catar e Emirados Árabes Unidos, à margem da Assembleia-Geral da ONU na semana passada.

Os mediadores do Catar e do Egito compartilharam o plano de 20 pontos com o Hamas no final da segunda-feira, depois que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apareceu ao lado de Trump na Casa Branca e endossou o documento, dizendo que ele satisfazia os objetivos de guerra de Israel.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...