Rússia exige garantias de segurança iguais às oferecidas à Ucrânia, diz embaixador
Mikhail Ulyanov afirma que Moscou tem o direito de esperar compromissos sólidos do Ocidente, semelhantes aos prometidos a Kiev
247 - O Representante Permanente da Rússia em Organizações Internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov, declarou que Moscou deve receber do Ocidente as mesmas garantias de segurança prometidas à Ucrânia. A declaração foi publicada em seu canal no Telegram e repercutida pela agência TASS neste domingo (18).“Muitos líderes da União Europeia enfatizam que o futuro acordo de paz deve fornecer garantias de segurança confiáveis para a Ucrânia. A Rússia concorda com isso. Mas tem todo o direito de esperar que Moscou também receba garantias de segurança eficazes”, afirmou Ulyanov.
Críticas às promessas da OTAN
Segundo o diplomata russo, o Ocidente comete um erro ao não abrir negociações sobre medidas que assegurem a estabilidade da Rússia. Ele ressaltou que os compromissos devem ser “muito mais confiáveis do que as notórias promessas” de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não se expandiria para o leste — algo que, na visão de Moscou, foi descumprido ao longo das últimas décadas.
Coalizão dos Dispostos e o papel dos EUA
A manifestação de Ulyanov ocorre após a reunião virtual da chamada Coalizão dos Dispostos, grupo de países que se comprometeu a enviar uma força multinacional de segurança à Ucrânia assim que cessarem as hostilidades no país.Na ocasião, os membros do bloco destacaram o papel do presidente Donald Trump, que reiterou seu compromisso em garantir a segurança de Kiev. Segundo os participantes, a coalizão terá um papel decisivo nesse processo, integrando a força internacional que será enviada à Ucrânia no pós-guerra.