Irã suspende cooperação com AIEA após sanções ocidentais
Medidas hostis contra a república islâmica foram criticadas oficialmente por Teerã e aliados
247 - O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã decidiu neste sábado (20) suspender a cooperação do país com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) após a votação sobre sanções contra Teerã em razão de seu programa nuclear, realizada durante recente reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Teerã afirma que não está atualmente envolvido em nenhuma atividade nuclear, incluindo o enriquecimento de urânio.
“Entre outras questões, foram discutidas as medidas impensadas de três países europeus [na reunião do Conselho Supremo de Segurança Nacional] e, apesar da cooperação do Ministério das Relações Exteriores com a AIEA e dos projetos para resolver essa questão, a cooperação com a AIEA será suspensa devido às ações desses países europeus”, diz o comunicado, citado pela emissora estatal IRIB.
O Conselho de Segurança iraniano não especificou o período em que a cooperação ficará suspensa.
Mais cedo, na sexta-feira (19), o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu aprovar um projeto de resolução que teria prorrogado o alívio das sanções ao Irã previsto no acordo nuclear de 2015, enquanto países ocidentais pressionam pela retomada das sanções da ONU contra a república islâmica até o fim deste mês.
Contudo, em 28 de agosto, França, Alemanha e Reino Unido, também conhecidos como países do "E3" notificaram o Conselho de Segurança da ONU sobre a ativação do chamado mecanismo de “snapback” para restaurar as sanções da ONU contra Teerã. A medida desencadeou um período de 30 dias para a busca de uma solução diplomática antes da possível reinstauração das sanções.
Ainda na sexta, o Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou que os países do E3 abusaram do mecanismo de restauração de sanções contra Teerã, o que é ilegal.
Teerã ressaltou que reserva-se o direito a uma resposta adequada e destacou que, no caso de restauração das sanções internacionais contra o Irã, a responsabilidade pelas consequências recairá sobre os Estados Unidos e os três países europeus que iniciaram o processo de restabelecimento das sanções.
Aliados do Irã
China, Rússia, Paquistão e Argélia se manifestaram a favor da manutenção da suspensão das sanções impostas ao Irã por causa de seu programa nuclear, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, informou neste sábado o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. (Com informações da Sputnik).