Presidente do Irã afirma que aliança com Rússia marca o fim do unilateralismo
Chefe do governo iraniano diz que cooperação com Moscou marca nova etapa de equilíbrio no cenário internacional
247 - O presidente do Irã, Masud Pezeshkian, declarou que a aliança estratégica entre Teerã e Moscou representa o fim da era do unilateralismo. A declaração foi feita durante um encontro com o ministro da Energia da Rússia, Sergei Tsivilev, em Teerã, informa a rede HispanTV.
Pezeshkian destacou que o modelo de cooperação entre países independentes, como Irã e Rússia, fortalece o caminho rumo ao desenvolvimento sem dependência de potências externas. “Seremos capazes de liderar nossos países rumo ao desenvolvimento e ao progresso sem a necessidade ou dependência de poderes unilaterais”, afirmou o presidente iraniano.
Compromissos bilaterais
Durante a reunião, Pezeshkian ressaltou que Teerã está determinado a cumprir integralmente os acordos já firmados com Moscou nas áreas de transporte, energia e infraestrutura. O líder iraniano pediu ainda que ministros e especialistas de ambos os países acelerem os trabalhos para transformar os compromissos em resultados concretos.
“A República Islâmica do Irã está seriamente comprometida em implementar acordos bilaterais... Não há obstáculos à cooperação Teerã-Moscou ou à implementação de acordos mútuos”, enfatizou Pezeshkian.