HOME > Mundo

Rubio seguirá ordens diretas de Trump em negociações com o Brasil, avalia Itamaraty

Governo brasileiro vê Marco Rubio como ideológico, mas aposta que decisões com o Brasil dependerão da estratégia de Donald Trump

Marco Rubio (Foto: Reuters)

247 - O governo brasileiro acredita que Marco Rubio, novo secretário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atuará de forma alinhada às diretrizes que receber diretamente da Casa Branca. Para diplomatas próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rubio é considerado um profissional que cumprirá missões conforme as instruções determinadas pelo chefe da Casa Branca.

De acordo com informações publicadas pelo g1, representantes da diplomacia brasileira afirmam que, nas tratativas bilaterais, “vão prevalecer as instruções do presidente dos Estados Unidos, e não os desejos de Rubio”. A percepção no Itamaraty é de que, embora o novo secretário seja marcado por uma trajetória ideológica, não deve permitir que essa característica influencie as negociações se isso não corresponder ao interesse direto de Trump.

A análise dos diplomatas brasileiros parte do entendimento de que Donald Trump reconhece a resiliência econômica do Brasil, mesmo diante do chamado “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos. Essa percepção, segundo fontes do governo, não favorece Washington e pode servir de incentivo para ajustes na estratégia de negociações.

Trump deve se reunir em breve com Marco Rubio para definir instruções detalhadas sobre a retomada das conversas comerciais com Brasília. Nesse contexto, a boa relação pessoal entre Rubio e o chanceler Mauro Vieira é vista como um ponto positivo que pode facilitar os diálogos.

Confiança no avanço das tratativas

Dentro do governo brasileiro, há a expectativa de que a aproximação de Trump com Lula, acompanhada de elogios públicos, sinalize uma abertura para avanços diplomáticos. A única preocupação apontada por diplomatas seria uma eventual mudança de postura do presidente norte-americano, caso ele decida adotar uma linha mais dura e desfavorável às negociações.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...