HOME > Mundo

Presidente cubano condena ataque de Israel ao Irã

Essas ações "aumentam irresponsavelmente as tensões no Oriente Médio e colocam em risco a paz e a segurança internacional”, afirma Díaz-Canel

Díaz-Canel, presidente de Cuba na 12ª Cúpula Extraordinária da ALBA-TCP (Foto: Estúdios Revolução )

247 - O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, condenou veementemente a agressão perpetrada nesta sexta-feira (13) por Israel contra o Irã e alertou sobre as consequências imprevisíveis desses eventos.

"Condenamos nos termos mais fortes os ataques perpetrados por Israel contra a República Islâmica do Irã", disse o presidente em sua conta de mídia social X.

Ele também enfatizou que essas ações "aumentam irresponsavelmente as tensões no Oriente Médio e colocam em risco a paz e a segurança internacional e regional, com consequências imprevisíveis".

Segundo relatos, o exército israelense atacou várias áreas do Irã na sexta-feira, 13, sem uma declaração prévia de guerra, com o objetivo declarado de destruir o programa nuclear do país.

As autoridades civis e militares do Irã alertaram repetidamente que responderiam firmemente a qualquer agressão israelense ou norte-americana, então uma reação dura de Teerã é esperada.

De acordo com relatos iniciais, o ataque inicial teve como alvo instalações nucleares, depósitos de armas, baterias de defesa antiaérea e complexos militares.

Após o início da ofensiva aérea, o exército israelense convocou milhares de reservistas. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...