HOME > Mundo

Irã promete resposta dura após ataque aéreo de Israel

Agressão israelense pode criar cenário de guerra total na região do Oriente Médio

Ali Khamenei (Foto: Paulo Emílio)

247 - O Exército da República Islâmica do Irã prometeu dar uma “lição amarga” a Israel após ataques aéreos contra diversas localidades em território iraniano. A resposta veio por meio de um comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (13), sinalizando uma escalada perigosa de guerra.

“O regime sionista sanguinário e cruel iniciou sua agressão aérea contra o território da República Islâmica do Irã, atacando diversas localidades em nosso país”, declarou o Exército iraniano. “Até agora, não queríamos abrir caminho para a guerra, mas... não toleraremos a agressão e o derramamento do sangue de nossos compatriotas".

A nota também fez um apelo à população para que mantenha a calma. A orientação foi clara: evitar aproximação de instalações militares e aguardar orientações oficiais que serão emitidas pelo líder nacional, o aiatolá Ali Khamenei.

O líder iraniano declarou: "a entidade sionista deve esperar uma punição severa. A mão forte da República Islâmica do Irã não vai ceder. A entidade sionista planejou para si um futuro amargo e cheio de tormento".

O ataque aéreo marca uma escalada dramática em uma série de tensões regionais que vêm se acumulando ao longo dos últimos anos. Israel tem repetidamente emitido declarações contra o programa nuclear iraniano e com a solidariedade iraniana aos povos da região, constantemente sob ataque dos sionistas. O Irã destaca-se como o país que mais se opõe ao genocídio na Palestina. 

O Irã denuncia Israel como um agente do imperialismo ocidental na região e ameaça retaliar qualquer agressão diretamente ou por meio de aliados regionais.

Possível escalada e guerra regional - A promessa de uma retaliação direta contra Israel significa que o país pode realizar ações mais decisivas. 

Uma escalada militar entre os dois países — ambos armados e com grande capacidade bélica — poderia arrastar a região para um novo conflito de grandes proporções, em um momento de crescente instabilidade global.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...