Paul Krugman ironiza Trump: "Realmente acha que pode usar tarifas para intimidar o Brasil?"
O economista enfatizou que o governo norte-americano vem usando o comércio exterior como arma política
247 – O economista e vencedor do Prêmio Nobel Paul Krugman voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desta vez por conta da nova rodada de tarifas comerciais anunciada na quinta-feira (31). Em artigo publicado nesta sexta (1º), Krugman classificou a medida como ilegal e politicamente desastrosa, com especial destaque ao caso brasileiro.
Segundo o economista, o governo Trump vem usando o comércio exterior como arma política. “Quem imagina que os EUA podem usar a ameaça de tarifas para forçar grandes mudanças políticas no exterior está sofrendo de delírios de grandeza”, escreveu.
A imposição de tarifas ao Brasil, que chegaram a 50%, teria como justificativa punir o país pelo avanço dos processos contra Jair Bolsonaro. Para Krugman, isso foge completamente do que a lei americana permite.
O economista enfatizou que a legislação dos EUA prevê a aplicação de tarifas temporárias apenas em contextos como defesa de setores estratégicos, combate a práticas comerciais injustas ou resposta a crises econômicas — nenhuma dessas situações se aplica ao Brasil.
“Não acho que nem o advogado mais ardiloso e sem escrúpulos conseguiria encontrar algo na legislação dos EUA que dê ao presidente o direito de impor tarifas a um país, não por razões econômicas, mas porque ele não gosta do que o Judiciário desse país está fazendo”, afirmou.
Além da ilegalidade, Krugman questiona a lógica política da medida. Os EUA respondem por apenas 12% das exportações brasileiras. “Trump e seus assessores realmente acham que podem usar tarifas para intimidar um país com mais de 200 milhões de habitantes a abandonar seus esforços de defesa da democracia, quando 88% das exportações brasileiras vão para países que não são os Estados Unidos?”, provocou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: