Países do BRICS devem apoiar reformas na OMC, diz Ramaphosa em reunião sobre tarifaço
Chefe de Estado sul-africano destacou que o comércio global está passando por transformações profundas
247 - A África do Sul apoia a iniciativa de reformar a Organização Mundial do Comércio (OMC), e os países do BRICS devem respaldar mudanças no âmbito da instituição, afirmou nesta segunda-feira (8) o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, durante a cúpula extraordinária online do BRICS.
O chefe de Estado sul-africano destacou que o comércio global está passando por transformações profundas que geram não apenas desafios, mas também oportunidades de remodelar a economia mundial, acrescentando que a incerteza comercial pesa sobre o crescimento econômico da África do Sul.
Ramaphosa ressaltou ainda que o país apoia as iniciativas do BRICS para fortalecer a resiliência econômica de seus membros.
Segundo o presidente, o mundo está em transição de uma ordem unipolar para multipolar, e os países do BRICS estão na linha de frente na defesa de reformas das instituições multilaterais.
"O BRICS precisa refletir sobre seu papel na formação do crescimento econômico global, no combate à pobreza e na defesa do princípio do multilateralismo", disse Ramaphosa, acrescentando que o compromisso com a redução sustentável das barreiras não tarifárias permitirá ao bloco se consolidar como parceiro comercial estável e mutuamente benéfico.
O Brasil, por iniciativa do presidente Lula, está realizando nesta segunda-feira uma cúpula extraordinária online dos países membros do BRICS para discutir a política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.