TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Medvedev diz que países "estão dispostos" a fornecer ogivas nucleares ao Irã após ataques dos EUA

      Rússia condena bombardeios ordenados por Trump e alerta para violação do direito internacional e possível escalada nuclear

      Dmitry Medvedev (Foto: TASS)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ex-presidente russo Dmitry Medvedev afirmou, em publicação no Telegram neste domingo (22), que “vários países estão prontos para fornecer diretamente ao Irã suas próprias ogivas nucleares”. 

      A declaração eleva de forma alarmante o nível de ameaça global, num momento em que Teerã enfrenta forte pressão internacional e mobiliza sua população em apoio ao governo. “Os iranianos estão se unindo em torno da liderança espiritual do país, incluindo aqueles que antes eram indiferentes ou contrários a ela”, escreveu Medvedev.

      Em tom irônico, ele ainda ironizou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reeleito para um segundo mandato em 2025: “Nesse ritmo, Trump pode esquecer o Prêmio Nobel da Paz – nem mesmo com toda a manipulação a que ele foi submetido”.

      Trump anuncia bombardeios e diz que Irã teve seu programa nuclear "aniquilado"

      No sábado (21), o presidente Trump anunciou nas redes sociais que os EUA haviam conduzido bombardeios contra o Irã. “Uma carga completa de BOMBAS foi lançada sobre o principal local, Fordow”, escreveu em sua conta no Truth Social. Ele também afirmou que os ataques atingiram outros centros sensíveis, como Natanz e Esfahan, locais historicamente associados ao programa nuclear iraniano.

      Pouco depois, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, declarou que a operação “aniquilou” as “ambições nucleares” do Irã. Ele insistiu que os alvos não foram tropas iranianas ou a população civil, mas instalações relacionadas ao desenvolvimento nuclear. A justificativa oficial, porém, tem sido duramente criticada por outras potências.

      Rússia denuncia violação do direito internacional

      O Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu nota oficial condenando os ataques norte-americanos. Moscou classificou os bombardeios como uma "decisão irresponsável" que representa uma “violação grosseira do direito internacional, da Carta das Nações Unidas e das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”. Segundo a chancelaria russa, “não importa quais argumentos sejam apresentados, submeter o território de um Estado soberano a ataques com mísseis e bombas é inaceitável”.

      A Rússia também apelou por uma solução diplomática para o conflito, destacando os riscos de escalada militar e proliferação nuclear na região, agravados pelas ações unilaterais de Washington.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...