Macron liga para Zelensky e promete manter apoio à guerra
Telefonema ocorre às vésperas do encontro entre Trump e Putin que pode encerrar o conflito
247 - O presidente da França, Emmanuel Macron, conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reafirmando o compromisso francês de apoiar Kiev em meio à guerra contra a Rússia.
A ligação, informada pelo próprio Macron em suas redes sociais, ocorreu neste sábado (9), a poucos dias de uma reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin. O presidente da Rússia apresentou nesta semana ao presidente dos Estados Unidos uma proposta abrangente para um cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia, condicionada à entrega por Kiev de todo o leste do país e ao reconhecimento internacional das regiões anexadas por Moscou.
De acordo com a declaração do líder francês, o diálogo incluiu também conversas com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, como parte dos esforços de coordenação entre aliados.
“Acabei de falar novamente com o presidente Zelensky, assim como com o chanceler Merz e o primeiro-ministro Starmer. Continuamos comprometidos em apoiar a Ucrânia, trabalhando em espírito de unidade e dando continuidade ao trabalho realizado pela Coalizão dos Dispostos”, afirmou.
Macron ressaltou que qualquer solução para o conflito precisa necessariamente passar pelo aval de Kiev. “O futuro da Ucrânia não pode ser decidido sem os ucranianos que lutam por sua liberdade e segurança há mais de três anos”, declarou.
Ele também destacou o papel estratégico do continente no processo de paz: “Os europeus também farão necessariamente parte da solução porque a sua segurança depende disso”.
O presidente francês concluiu dizendo que pretende manter um alinhamento constante com Kiev e os demais parceiros do bloco europeu: “Continuarei a coordenar estreitamente com o presidente Zelensky e com os nossos parceiros europeus”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: