Lula diz ter sido pego de "surpresa" por ameaça tarifária dos EUA
Presidente brasileiro afirmou que foi surpreendido tanto pelo valor da taxação quanto pela forma como a medida foi divulgada
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com indignação à nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre exportações brasileiras, anunciada pelo governo dos Estados Unidos. Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou ter sido surpreendido tanto pelo valor da taxação quanto pela forma como a medida foi divulgada.
“Já estávamos em negociação com os EUA havia meses”, afirmou. “Desde março, enviamos uma proposta ao governo dos EUA. Após dez reuniões, mandamos uma proposta em maio dizendo o que queríamos. Para nossa surpresa, em vez de recebermos uma resposta oficial à carta que enviamos, recebemos a notícia publicada no site do presidente Trump.”
O petista destacou que o sistema judiciário brasileiro é independente e que, portanto, não cabe ao Executivo interferir em processos, numa resposta indireta à exigência norte-americana de que o Brasil encerrasse o processo contra Jair Bolsonaro.
“Não foi uma resposta oficial enviada por meios diplomáticos. Acho que foi um erro. Um grande erro. Porque a carta do presidente Trump está cheia de inverdades”, enfatizou. “O que não pode acontecer é o presidente Trump esquecer que foi eleito para governar os Estados Unidos. Ele não foi eleito para ser o imperador do mundo.”
Lula também contestou o argumento de Trump sobre o suposto déficit comercial com o Brasil. Segundo o presidente, os EUA tiveram um superávit de 410 bilhões de dólares em relação ao país nos últimos 15 anos.
O presidente brasileiro também indicou que o Brasil buscará todas as vias diplomáticas para tentar reverter a decisão, mas não descartou levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC) ou até aplicar a chamada "lei de reciprocidade", aprovada no Congresso.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: