Lula acusa Netanyahu de “não respeitar ninguém” e questiona inação da ONU diante de mortes em Gaza
"Para Netanyahu continuar governando, ele precisa da guerra. Ele tem que matar um monte de criança. Esse é o mundo que queremos?”, questionou o petista
247 - Em entrevista exclusiva à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar com veemência a condução da ofensiva israelense em Gaza, centrando suas falas no primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
“Netanyahu não respeita ninguém. Ele não respeita a ONU, os Estados Unidos, ele não respeita ninguém, nada”, afirmou o presidente brasileiro, ao comentar os desdobramentos da guerra entre Israel e o Hamas.
Segundo Lula, o líder israelense se mantém no poder por meio do conflito armado. “Ele está predestinado a continuar governando. E, para continuar governando, ele precisa da guerra. Ele tem que matar um monte de criança. Esse é o mundo que queremos?”, questionou, numa declaração que reforça a linha adotada pelo presidente brasileiro em relação ao governo israelense.
Lula também dirigiu críticas ao Conselho de Segurança da ONU e aos países que o compõem de forma permanente. “O que o Conselho de Segurança está fazendo agora? Os membros plenos do Conselho de Segurança — o que estão fazendo? Eles não resolvem nada. Quem eles estão ouvindo? Com quem estão conversando?”, cobrou.
Em tom indignado, o presidente ressaltou a discrepância entre os apelos por cessar-fogo e a continuidade das ações letais por parte de Israel. “Todo dia eu leio o jornal. Alguém pede o cessar-fogo, e no dia seguinte o Netanyahu mata mais mulheres e crianças lá. Agora, ele acabou de matar crianças que estavam tentando pegar comida, não armas”, declarou.
As falas de Lula ocorrem em meio à divulgação de um novo relatório do Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas. Segundo a entidade, ao menos 875 pessoas foram mortas nas últimas semanas em áreas de distribuição de ajuda administradas pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF) e por outras organizações humanitárias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: