Líderes europeus encerram cúpula na Dinamarca sem avanços significativos
Encontro em Copenhague expôs divergências entre países da União Europeia sobre segurança e defesa
247 - Os presidentes e primeiros-ministros da União Europeia se reuniram em Copenhague, na quarta-feira (1º), para uma cúpula informal que terminou sem soluções concretas para os principais desafios enfrentados pelo bloco. O encontro, realizado a portas fechadas, teve como foco a segurança regional, em um momento em que a Europa lida com ataques híbridos, drones e ameaças aéreas.
A reunião se estendeu além das duas horas inicialmente previstas, dobrando de duração. Apesar do tempo extra, fontes que acompanharam as discussões afirmaram que “pouca substância surgiu” das conversas, deixando sem resposta a maioria das questões-chave, destaca reportagem da agência noticiosa russa TASS.
Defesa europeia no centro do debate
Os líderes concentraram grande parte do diálogo em medidas de defesa, mas as divergências internas entre os Estados-membros impediram avanços práticos. O impasse reforça a dificuldade da União Europeia em alinhar estratégias conjuntas diante de novas formas de ameaça militar e digital.
Próximos passos em Copenhague
A capital dinamarquesa volta a ser palco de debates políticos nesta quinta-feira (2), quando será realizada a reunião da Comunidade Política Europeia. O encontro reunirá não apenas países da União Europeia, mas também outras nações do continente, ampliando a discussão sobre cooperação em segurança, defesa e estabilidade regional.
A falta de consenso entre os líderes europeus em Copenhague sinaliza que os debates sobre o futuro da defesa europeia ainda terão um longo caminho até se traduzirem em medidas concretas.