Banco Central Europeu prevê euro digital para 2029
Membro do conselho do BCE aponta avanço decisivo em negociações e projeta lançamento da moeda digital em meados de 2029
247 - O euro digital poderá ser lançado em meados de 2029, segundo o membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone. A informação foi publicada pela Bloomberg nesta terça-feira (23), após o dirigente participar do evento Bloomberg Future of Finance em Frankfurt.
Cipollone destacou que houve um “avanço decisivo” nas negociações entre os ministros de Finanças da zona do euro, que chegaram a um acordo sobre os limites de posse de moeda digital por clientes. Segundo ele, esse consenso deu novo impulso ao projeto. “A discussão no nível dos Estados-membros está indo muito bem”, afirmou. Sobre a previsão de lançamento, completou: “O meio de 2029 pode ser uma avaliação justa”.
Avanço político necessário
Apesar do progresso técnico, o principal obstáculo é a aprovação da legislação pelo Parlamento Europeu. De acordo com Cipollone, após a divulgação de um relatório preliminar em 24 de outubro, os parlamentares terão seis semanas para apresentar emendas e mais cinco meses de debates. “Isso significa que, possivelmente até o início de maio, deveríamos ter também a posição do Parlamento”, disse. Ele acrescentou que a expectativa é alcançar um acordo geral entre os países da União Europeia até o fim do ano.
Estratégia contra a dependência externa
O BCE vem impulsionando o projeto do euro digital como forma de reduzir a dependência de empresas privadas, como Visa e PayPal, no sistema de pagamentos da região. Há também preocupação crescente com a possibilidade de que stablecoins lastreadas em dólar, defendidas pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistem espaço no mercado europeu.
Cipollone reforçou que o calendário depende diretamente da tramitação legislativa, mas avaliou que a convergência política recente fortalece as chances de a moeda digital tornar-se realidade ainda nesta década.