Israel amplia controle em caminhões de ajuda a Gaza após morte de soldados do exército de ocupação em travessia com a Jordânia
Medida ocorre após ação na passagem de Allenby, que deixou dois soldados israelenses mortos
247 - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que vai endurecer os protocolos de segurança para caminhões de ajuda humanitária com destino à Faixa de Gaza pelas passagens da Jordânia. A declaração foi feita após o ataque mortal ocorrido na quinta-feira (18), na travessia de Allenby, no qual um motorista jordaniano, que transportava suprimentos, matou dois soldados do exército agressor de Israel.
Segundo o jornal The Times of Israel, durante reunião de gabinete, Netanyahu responsabilizou a Jordânia pelo ataque. “Exijo que os motoristas passem por detectores de metais a partir de agora e que os caminhões sejam inspecionados minuciosamente”, afirmou. Segundo ele, “era responsabilidade da Jordânia impedir o ataque, e não o fez”. Após o episódio, Israel anunciou o fechamento temporário da travessia de Allenby e de outra passagem na fronteira, mantendo apenas a Rabin Crossing aberta de forma parcial.
Tensões seguem em alta
O fechamento de fronteiras, as duras críticas de países árabes e os movimentos políticos nos Estados Unidos mostram que a crise envolvendo Israel, Gaza e seus vizinhos continua em escalada. As medidas de segurança impostas por Netanyahu devem impactar diretamente o fluxo de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, agravando o cenário de tensão regional.