Índia elogia cúpula entre Putin e Trump no Alasca
Governo indiano afirma que encontro entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump fortalece o caminho da paz
247 – A Índia elogiou publicamente os resultados da cúpula realizada no Alasca entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi divulgada pela Sputnik International neste sábado (16).
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores indiano, Randhir Jaiswal, destacou a importância do encontro e valorizou o esforço das duas lideranças. "A Índia dá boas-vindas à reunião de alto nível no Alasca entre o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente da Rússia Vladimir Putin. A liderança deles na busca pela paz merece grandes elogios", afirmou.
Defesa do diálogo e fim da guerra na Ucrânia
Jaiswal também ressaltou que Nova Délhi vê avanços concretos a partir da reunião. "A Índia valoriza altamente o progresso alcançado na cúpula", disse. Para ele, "o caminho a seguir só pode ser através do diálogo e da diplomacia. O mundo espera pelo rápido fim do conflito na Ucrânia".
O encontro entre Putin e Trump aconteceu na cidade de Anchorage, no Alasca, na sexta-feira (15). A reunião, no formato três a três, teve duração de duas horas e 45 minutos. Participaram ainda o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, o assessor presidencial Yury Ushakov, além do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff.
Contexto do conflito
A guerra na Ucrânia segue sendo um dos principais pontos de tensão internacional. Desde fevereiro de 2022, a Rússia conduz o que chama de “operação militar especial” com o objetivo declarado de garantir a segurança das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, no Donbass. A expectativa, segundo diplomatas indianos, é que encontros como o de Anchorage possam abrir novas possibilidades para uma solução pacífica.