TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Hegseth afirma que ambições nucleares do Irã foram “obliteradas” após bombardeios ordenados por Trump

      Secretário da Defesa dos EUA diz que operação foi “focada, poderosa e clara” e garante que missão não tem relação com mudança de regime em Teerã

      Pete Hegseth (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Horas após os Estados Unidos bombardearem três instalações nucleares no Irã, o secretário da Defesa norte-americano, Pete Hegseth, afirmou que “as ambições nucleares do Irã foram obliteradas”. A declaração foi feita neste domingo (22) durante uma coletiva de imprensa realizada nas primeiras horas da manhã em Washington, conforme reportado pela emissora CNBC.

      Hegseth classificou a operação militar autorizada pelo presidente Donald Trump, em seu segundo mandato, como “focada, poderosa e clara”. Segundo ele, a ação teve como objetivo direto eliminar ameaças aos interesses dos Estados Unidos e defender aliados estratégicos. 

      “O presidente autorizou uma operação de precisão para neutralizar as ameaças ao nosso interesse nacional representadas pelo programa nuclear iraniano e garantir a autodefesa coletiva de nossas tropas e de nosso aliado Israel”, explicou o secretário.

      Ainda de acordo com Hegseth, os ataques não buscaram provocar uma mudança de regime em Teerã. “A missão não é e nunca foi sobre mudança de regime”, afirmou.

      A fala do chefe do Pentágono ecoa o discurso do presidente Trump, que no sábado à noite celebrou a “destruição da capacidade de enriquecimento nuclear do Irã”.

      O general Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto, confirmou que as instalações de Fordo, Natanz e Isfahan foram severamente atingidas. “Houve danos severos e destruição”, disse Caine. No entanto, ele não endossou a afirmação de que a capacidade nuclear iraniana teria sido completamente eliminada.

      A extensão exata do impacto ainda não foi determinada, e não há informações independentes sobre vítimas ou danos colaterais. A operação ocorre em um contexto de crescente tensão regional e reforça a estratégia beligerante do governo Trump contra o Irã.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...