Gaza será administrada por comitê palestino com supervisão internacional liderada por Trump, diz Casa Branca
EUA apresentaram plano de 20 pontos para acabar com a guerra em Gaza após reunião entre Trump e Netanyahu na Casa Branca
247 - A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira (29) o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito em Gaza, que prevê uma retirada em três fases das Forças de Defesa de Israel do território palestino.
O anúncio do plano detalhado de Trump para pôr fim à guerra em Gaza ocorreu após uma reunião bilateral com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.
“Gaza será reconstruída em benefício do povo de Gaza, que já sofreu mais do que o suficiente”, diz o documento, de acordo com a agência Sputnik.
Gaza será administrada por um “comitê palestino tecnocrático e apolítico”, com supervisão de um órgão internacional de transição presidido pelo presidente Trump, informou a Casa Branca no plano.
“Gaza será governada sob a administração transitória temporária de um comitê palestino tecnocrático e apolítico, com supervisão de um novo órgão internacional de transição, o ‘Conselho da Paz’, que será chefiado e presidido pelo presidente Donald J. Trump”, diz o documento.
O plano também prevê a elaboração de um “plano econômico de Trump para reconstruir e revitalizar Gaza”, incluindo a criação de uma zona econômica especial com tarifas e taxas de acesso preferenciais, “a serem negociadas com os países participantes”.
De acordo com a Casa Branca, Trump falaria com líderes do Catar, que serviram de intermediários com o movimento militante palestino Hamas, ainda nesta segunda.