HOME > Mundo

Flotilha Global Sumud de solidariedade à Palestina navega com apoio jurídico

A equipe jurídica se compromete a cumprir a tarefa com total respeito à lei internacional

Flotilha Global Sumud (Foto: Reuters/Bruna Casas)

247 - A equipe do Independent Legal Support Boat (ILSB), composta por profissionais do Direito acompanha a Global Sumud Flotilla em sua jornada rumo a Gaza Sua tripulação é formada por advogados, juristas, observadores internacionais, acadêmicos da área dos direitos humanos e do direito internacional, todos voluntários.

Em 22 de agosto de 2025, o órgão da ONU responsável por monitorar a fome no mundo declarou oficialmente que todos os habitantes de Gaza estão sofrendo de fome causada por humanos e estão em risco de morte como resultado do cerco piorado por Israel. Este é o motivo principal pelo qual a Flotilla se organizou: furar o cerco para entregar suprimentos essenciais ao povo palestino.

A equipe da ILSB se compromete a cumprir a tarefa com total respeito à lei internacional, de forma independente e imparcial, afirmam em comunicado seus integrantes em nota. “Nosso papel é analisar a legislação que seja aplicável à missão. A legalidade é essencial para o funcionamento de uma sociedade global; este é o ímpeto que guiará nosso time na missão”, afirma o ILSB.

A equipe do ILSB está viajando ao lado da Flotilha para desempenhar as seguintes funções: monitorar a Flotilha conforme ela avança na sua missão; documentar a missão e observar o posicionamento legal internacional que se aplica a ela, incluindo qualquer potencial violação da lei internacional; preservar evidências de qualquer violação da lei que possa ocorrer, para uso em possíveis procedimentos futuros.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...