TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Europa expressa apoio a Israel na agressão ao Irã, mas pede fim dos massacres em Gaza

      Ursula von der Leyen também afirmou que o Irã nunca poderá ter armas nucleares

      Ursula von der Leyen em Bruxelas - 6/3/2025 (Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, usou sua conta na rede social X neste domingo (15) para comentar a escalada da tensão no Oriente Médio, após o ataque promovido por Israel contra o Irã na última sexta-feira (13) e a reação imediata de Teerã com intensos bombardeios contra território israelense. Em sua mensagem, Von der Leyen expressou apoio a Israel, condenou o Irã e reforçou a posição europeia contrária à posse de armas nucleares por Teerã. Ao mesmo tempo, criticou a situação humanitária em Gaza, exigindo o fim dos massacres e a retomada de um cessar-fogo.

      A postagem de Von der Leyen destaca o duplo posicionamento da União Europeia diante do conflito. “Acabo de falar com o primeiro-ministro Netanyahu. Estamos acompanhando os desdobramentos no Oriente Médio com profunda preocupação”, escreveu a líder europeia, acrescentando: “Reiterei nosso compromisso com a paz, a estabilidade e os esforços diplomáticos voltados à desescalada. Nesse contexto, destaquei que Israel tem o direito de se defender. O Irã é a principal fonte de instabilidade regional.”

      Ela também reafirmou a posição histórica da Europa em relação ao programa nuclear iraniano: “A Europa sempre foi clara: o Irã nunca pode adquirir uma arma nuclear. Existe uma necessidade urgente de uma solução negociada.” Segundo Von der Leyen, os europeus mantêm "preocupações constantes com os programas nucleares e de mísseis balísticos do Irã — os mesmos mísseis que atingem indiscriminadamente cidades não apenas em Israel, mas também na Ucrânia.”

      Críticas à situação humanitária em Gaza

      Apesar do apoio à política de segurança de Israel, Von der Leyen também fez críticas contundentes à condução da guerra na Faixa de Gaza, onde mais de 50 mil palestinos já foram mortos, segundo dados de autoridades locais. “Também discutimos Gaza. A situação humanitária em Gaza é inaceitável. Reiterei nosso apelo urgente para que toda ajuda humanitária chegue imediatamente aos civis que dela precisam.”

      A presidente da Comissão Europeia também defendeu o reinício imediato do cessar-fogo e a libertação dos reféns. “A retomada do cessar-fogo e a libertação imediata dos reféns, para que um fim permanente das hostilidades possa finalmente ser alcançado, é essencial”, escreveu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...