EUA suspendem restrições tecnológicas à China para manter negociações comerciais
Decisão visa destravar encontro entre Trump e Xi Jinping; especialistas alertam para risco à vantagem em inteligência artificial
28 de julho (Reuters) - Os EUA suspenderam as restrições às exportações de tecnologia para a China para evitar interromper as negociações comerciais com Pequim e apoiar os esforços do presidente Donald Trump para garantir uma reunião com o presidente Xi Jinping neste ano, informou o Financial Times nesta segunda-feira.
O departamento de indústria e segurança do Departamento de Comércio, que supervisiona os controles de exportação, foi instruído nos últimos meses a evitar medidas duras contra a China, disse o jornal, citando autoridades atuais e antigas.
A Reuters não pôde verificar a reportagem imediatamente. A Casa Branca e o departamento não responderam aos pedidos de comentários da Reuters fora do horário comercial.
As principais autoridades econômicas dos EUA e da China devem retomar as negociações em Estocolmo na segunda-feira para abordar disputas econômicas de longa data no centro de uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Gigante da tecnologia Nvidia (NVDA.O) disse neste mês que retomaria as vendas de suas unidades de processamento gráfico (GPU) H20 para a China, revertendo uma restrição de exportação imposta pelo governo Trump em abril para manter chips avançados de IA fora das mãos dos chineses por questões de segurança nacional.
A retomada planejada faz parte das negociações dos EUA sobre terras raras e ímãs, disse o secretário de Comércio, Howard Lutnick.
O jornal disse que 20 especialistas em segurança e ex-funcionários, incluindo o ex-vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Matt Pottinger, escreverão na segunda-feira para Lutnick para expressar preocupação.
"Essa medida representa um erro estratégico que coloca em risco a vantagem econômica e militar dos Estados Unidos em inteligência artificial", escreveram na carta, acrescentando que o documento não foi publicado.
Reportagem de Shivani Tanna em Bengaluru; Edição de Tom Hogue e Clarence Fernandez
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: