HOME > Mundo

Deputada da União Europeia denuncia tarifas de Trump contra o Brasil: "coerção a serviço de crenças políticas'

"Medida é chocante em sua brutalidade, punindo um país inteiro por obedecer ao estado de direito e processar uma tentativa de golpe", disse Anna Cavazzini

Donald Trump (Foto: Reuters/Brian Snyder)

247 - Uma das principais lideranças parlamentares da União Europeia, a deputada Anna Cavazzini, alerta que as tarifas colocadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil são demonstrações da coerção que o americano quer impôr ao mundo. Segundo a coluna do jornalista Jamil Chade, do UOL, Cavazzini - que é vice-presidente da Delegação do Brasil no Parlamento Europeu e representante do comitê de relações comerciais entre a UE e os EUA - afirmou que "as luvas foram retiradas".

"O presidente Trump está demonstrando que sua política tarifária não se trata de ganhos econômicos, mas de pura coerção a serviço de suas próprias crenças políticas", disse a parlamentar. "Essa medida é chocante em sua brutalidade, punindo um país inteiro por obedecer ao estado de direito e processar uma tentativa de golpe fascista", alertou a deputada, uma das vozes mais influentes no debate sobre o comércio internacional no Parlamento Europeu, de acordo com a reportagem. 

"Além de achar que tem o poder de interromper um processo judicial em um país estrangeiro, Trump também acha que pode fazer com que o Brasil mude seu plano para combater o discurso de ódio e o racismo nas plataformas sociais", disse. 

Para ela, "a reação do presidente Lula é exemplar, e espero que a Comissão Europeia se inspire nela". Não podemos abrir mão de nossa soberania ou de nossos valores por um possível alívio tarifário de curto prazo. Devemos resistir a esse flagrante abuso de poder", completou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...