Comissão Europeia propõe mobilizar 100 bilhões de euros para tecnologia limpa fabricada na UE
O Acordo Industrial Limpo é um pilar fundamental do plano de competitividade da Comissão
(Reuters) - A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira disponibilizar 100 bilhões de euros para apoiar a fabricação limpa na UE como parte de seu emblemático Acordo Industrial Limpo.
O acordo é um pilar fundamental do plano de competitividade da Comissão, projetado para apoiar indústrias de alto consumo energético que enfrentam altos custos e burocracia pesada enquanto disputam participação de mercado com concorrentes globais.
Conforme já reportado pela Reuters, a Comissão planeja lançar, em parceria com o Banco Europeu de Investimento, esquemas de garantia para reduzir os custos de contratos de energia renovável de longo prazo, além de apoiar fabricantes de redes elétricas.
A Comissão também propôs a criação de um Centro Europeu de Matérias-Primas Críticas para a compra conjunta de metais e minerais essenciais para a transição energética.
O acordo faz parte de um plano mais amplo que inclui a simplificação de burocracias e tarifas de carbono e está sujeito à aprovação do Parlamento Europeu e de uma maioria reforçada dos Estados-membros da UE.