HOME > Mundo

China reforça seu apoio à Unesco um dia depois da saída dos Estados Unidos

Porta-voz chinês critica decisão de Donald Trump e afirma que país deve honrar compromissos internacionais

Trump anuncia pela segunda vez saída dos EUA da Unesco (Foto: Reuters)

247 - A China manifestou apoio irrestrito à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), um dia após o governo dos Estados Unidos anunciar sua retirada da entidade, informa o Diário do Povo.

Durante entrevista coletiva na quarta-feira (23), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, criticou a decisão tomada pelo presidente Donald Trump, classificando o comportamento dos Estados Unidos como incoerente com a postura esperada de uma grande potência. “É a terceira vez que os EUA se retiram da Unesco e o país não paga suas dívidas há muito tempo. Não é isso que um grande país deve fazer”, afirmou Guo.

A decisão de Trump foi oficializada na terça-feira (22) e reforça a política externa isolacionista do governo norte-americano, marcada pelo lema “America First”. Em comunicado, a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, declarou que a permanência dos Estados Unidos na Unesco “não é do interesse nacional”. Bruce acusou a organização de promover “causas sociais e culturais divisivas” e manter “foco desproporcional nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda globalista e ideológica que contradiz nossa política externa”.

Guo Jiakun reafirmou o compromisso da China com os valores da Unesco e destacou a importância da entidade para o avanço da cooperação internacional em educação, ciência e cultura, além da promoção da paz e do entendimento entre as nações. 

Ao lembrar que 2025 marca o 80º aniversário da criação da Organização das Nações Unidas, Guo apelou para que todos os países renovem seu compromisso com o multilateralismo.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...