HOME > Mundo

China denuncia que navio dos EUA faz incursão ilegal no mar do Sul

Pequim afirma que embarcação violou soberania e ameaça estabilidade regional

Patrilha chinesa no Mar do Sul da China (Foto: Forças Armadas chinesas / Global Times )

247 - A China denunciou, nesta quarta-feira (13), uma incursão ilegal de um navio de guerra dos Estados Unidos no mar do Sul, área que é parte de seu território, informa a Prensa Latina, citando declarações do porta-voz do Comando Sul da Marinha chinesa, He Tiecheng.

Segundo o oficial, unidades navais foram enviadas para “monitorar, rastrear e alertar” a embarcação norte-americana, que cometeu uma “grave violação da soberania e da segurança” do país. “O incidente prejudica a paz e a estabilidade no Mar da China Meridional”, afirmou Tiecheng, acrescentando que a ação vai contra “princípios fundamentais do direito internacional e normas que regem as relações entre Estados”.

O Comando Sul reforçou que suas forças navais permanecem em “alerta máximo” e que sua missão inclui a defesa da soberania nacional, da segurança territorial e da estabilidade regional.

Há dois dias, a guarda costeira chinesa expulsou barcos das Filipinas que entraram sem autorização em área sob administração chinesa. As relações bilaterais entre os dois países têm se deteriorado desde que o atual presidente filipino assumiu o cargo com uma postura mais alinhada aos Estados Unidos.

Pequim voltou a defender a resolução das divergências por meio do diálogo e da consulta, com o objetivo de “administrar a situação marítima e devolver as relações bilaterais ao curso normal”. No entanto, o aumento da presença militar dos EUA na região pode ampliar o risco de confrontos diretos, dificultando negociações diplomáticas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...