Blinken, ex-secretário de Estado de Biden, diz que não é o momento de reconhecer o Estado palestino
Reconhecimento “prematuro” do Estado palestino pode fortalecer o Hamas, segundo Antony Blinken
247 - O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que “agora não é o momento” para reconhecer formalmente um Estado palestino, informa o jornal israelense Haaretz, repercutindo artigo publicado nesta segunda-feira (11) no Wall Street Journal.
Binken afirma que as prioridades imediatas deveriam ser a libertação dos prisioneiros israelenses, a ampliação do acesso à ajuda humanitária na Faixa de Gaza e a retirada do exército israelense do território palestino.
Blinken diz que o reconhecimento do Estado palestino sem a condição de remoção do Hamas do poder, poderá ter efeito contrário ao desejado. Segundo ele, tal medida “fortaleceria os defensores do terror do lado palestino e os que rejeitam a criação de um estado palestino do lado israelense”.
O ex-chefe da diplomacia americana defendeu que o reconhecimento seja condicionado e com prazo definido, afirmando que essa abordagem seria a resposta mais contundente contra a agenda violenta do Hamas. “Longe de recompensar o Hamas, como alguns israelenses afirmam, aceitar um reconhecimento da Palestina com prazo determinado e condições seria a repreensão definitiva à sua agenda de morte e destruição. E finalmente colocaria israelenses e palestinos no caminho de uma coexistência duradoura, pacífica e segura”, escreveu.