Espanha reafirma que jamais reconhecerá anexação de Gaza ou Cisjordânia por Israel
Ministro José Manuel Albares alerta que ocupação militar aumentará, e agravará sofrimento no Oriente Médio
247 - O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, reiterou que Madri nunca aceitará qualquer anexação unilateral da Faixa de Gaza ou da Cisjordânia por Israel. Em entrevista à televisão espanhola, reproduzida pela HispanTV, ele reforçou que esta posição é compartilhada por toda a União Europeia (UE).
“Nem nós nem a União Europeia jamais reconheceremos uma anexação unilateral e ilegal de Gaza ou da Cisjordânia, onde os assentamentos ilegais estão avançando”, afirmou Albares.
Condenação à ocupação militar
O chanceler espanhol criticou a decisão do gabinete de Benjamin Netanyahu de avançar na ocupação total da Faixa de Gaza, classificando a medida como uma escalada perigosa. Segundo ele, essa ofensiva “só trará mais mortes, mais sofrimento, impedirá ainda mais a libertação de reféns israelenses em Gaza e desestabilizará a região”.
Albares defendeu um cessar-fogo permanente, o fim do bloqueio israelense sobre Gaza e medidas urgentes para conter a crise humanitária. Entre as ações que considera indispensáveis, citou o fim da “fome induzida”, a liberação maciça de ajuda, a libertação imediata de todos os reféns e a construção de uma paz duradoura com base na solução de dois Estados.
Reação internacional e posição da ONU
O plano israelense de ocupação militar total de Gaza já provocou fortes críticas e condenações internacionais. A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que tal medida teria “consequências catastróficas” e reafirmou que o território deve integrar o futuro Estado Palestino.
Na semana anterior, Albares já havia qualificado como “ilegal” qualquer tentativa de anexar Gaza ou a Cisjordânia, reiterando que esses territórios precisam fazer parte de um Estado palestino “realista e viável”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: