HOME > Mundo

Bélgica anuncia reconhecimento do Estado da Palestina na ONU e amplia pressão diplomática sobre Israel

Decisão belga se soma à iniciativa da França e de outros países ocidentais, reforçando movimento internacional por reconhecimento palestino

Ato pró-Palestina (Foto: Reprodução/X/@henricarneiro)

247 - A Bélgica anunciou oficialmente que reconhecerá o Estado da Palestina durante a Assembleia Geral da ONU, prevista para ocorrer entre 9 e 23 de setembro em Nova York. A informação foi publicada nesta terça-feira (2) pelo jornal Times of Israel. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores belga, Maxime Prévot, em declaração divulgada na rede X (antigo Twitter). Segundo o chanceler, a decisão se deve à “tragédia humanitária” em curso na Faixa de Gaza. Em suas palavras: “Palestina será reconhecida pela Bélgica na sessão da ONU! E sanções firmes estão sendo impostas contra o governo israelense”.

Alinhamento europeu e contexto diplomático

A medida segue o posicionamento da França, cujo presidente Emmanuel Macron já havia declarado, em julho, que também levaria adiante o reconhecimento do Estado palestino durante a reunião da ONU. Desde então, mais de uma dezena de países ocidentais manifestaram apoio semelhante, pressionando outros governos a aderirem.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...