Após reunião com Rubio, Vieira confirma encontro Lula-Trump "em breve"
Chanceler brasileiro avalia reunião em Washington como “muito produtiva” e diz que negociações sobre tarifas e comércio avançam em clima de cooperação
247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta quinta-feira (16) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deverão se reunir “em breve”, em data e local ainda a serem definidos.
A declaração foi dada em um pronunciamento à imprensa na Casa Branca, logo após o encontro do chanceler com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e representantes da Secretaria e do Departamento de Estado dos EUA, além do U.S. Trade Representative (USTR).
“Mantive uma ótima reunião aqui em Washington com o secretário do Departamento de Estado, Marco Rubio, e, em seguida, com as equipes da Secretaria de Estado, Departamento de Estado e com o representante comercial dos EUA, o USTR. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós com Rubio, que durou cerca de 20 minutos. Tive uma conversa reservada e muito produtiva”, afirmou Vieira.
Segundo o chanceler, a reunião seguiu em formato ampliado, com a presença de Jamieson Greer, representante comercial da Casa Branca, e de diplomatas das duas delegações.
“Durante todo o encontro, prevaleceu a atitude construtiva e voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia com a boa química e com o que foi decidido, sobretudo, no telefonema da semana passada entre o presidente Lula e o presidente Trump”, destacou.
Reunião Lula-Trump em fase de preparação
Vieira confirmou que os dois governos já trabalham na montagem da agenda para o primeiro encontro presidencial desde o retorno de Trump à Casa Branca.
“Está mantido o objetivo de que os presidentes Lula e Trump se reunam proximamente, mas isso ainda será definido pelas partes e de acordo com a agenda dos presidentes para um momento e local que sejam convenientes para ambos os lados”, disse.
O chanceler acrescentou que manterá contato direto com Marco Rubio nos próximos dias para “monitorar o avanço e estabelecer prazos para novos encontros”.
“O encontro foi muito produtivo, num clima excelente, de descontração e de troca de ideias e posições de forma muito clara, objetiva e com muita disposição para trabalharmos em conjunto para traçarmos uma agenda bilateral de encontros para tratar de temas específicos de comércio”, concluiu Vieira.
Ao final da declaração, jornalistas tentaram fazer perguntas, mas o ministro limitou-se a reafirmar:
“Há um interesse de ambas as partes de que os presidentes se encontrem em breve.”


