Ao lado de Milei, Donald Trump faz novo ataque aos BRICS
Presidente argentino realiza sua quinta visita aos EUA somente neste ano
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta terça-feira (14) os países do bloco emergente BRICS de promoverem “ataques ao dólar”, em resposta às políticas do agrupamento de nações para desdolarizar o comércio entre seus membros.
Durante um encontro com seu homólogo argentino, Javier Milei, Trump afirmou, falsamente, que “todo o mundo está se retirando dos BRICS” após as ameaças de sua administração de impor tarifas, de acordo com declarações divulgadas pelo canal RT.
“Qualquer um que queira estar nos BRICS, tudo bem, mas vamos impor tarifas ao seu país”, declarou Trump na Casa Branca. Ao mesmo tempo, ele ressaltou que quem negocia em dólares tem uma vantagem sobre aqueles que não o fazem.
Trump socorre a Argentina
Após quatro dias de reuniões na capital dos EUA, Washington, D.C., os dois países aliados firmaram entendimentos que incluem a conclusão de um acordo de swap cambial de US$ 20 bilhões com o Banco Central argentino.
Em busca de financiamento para a economia argentina em crise, Milei realiza sua 13ª viagem aos EUA desde que tomou posse em dezembro de 2023. Será também o seu segundo encontro bilateral com Donald Trump e a quinta visita ao país apenas em 2025.


