TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Alemanha pressiona por garantias de segurança à Ucrânia em meio a impasse nas negociações de paz

      Vice-chanceler Lars Klingbeil reafirma que a Alemanha está disposta a assumir responsabilidades para assegurar estabilidade no leste europeu

      Lars Klingbeil (à esquerda) e Friedrich Merz (Foto: Reuters )

      247 - O vice-chanceler da Alemanha, Lars Klingbeil, está em Kiev para discutir o papel de Berlim em um possível acordo de paz entre Ucrânia e Rússia, informa o jornal francês Le Figaro. Em sua chegada à capital ucraniana, Klingbeil destacou que o governo alemão exige “garantias de segurança confiáveis” para assegurar uma paz duradoura na região.

      Segundo o veículo, o social-democrata afirmou atuar em sintonia com o chanceler alemão, Friedrich Merz, e destacou que a Alemanha deve “assumir suas responsabilidades” diante do desafio de consolidar uma solução política para o conflito. Klingbeil defendeu a necessidade de um cessar-fogo imediato e ressaltou que as negociações sobre garantias de segurança entre Europa e Estados Unidos ainda enfrentam dificuldades.

      Berlim cobra protagonismo europeu

      Em declaração oficial, o vice-chanceler afirmou: “Em estreita cooperação com o Chanceler Federal, estou buscando determinar como a Alemanha pode melhor apoiar a Ucrânia em um possível processo de paz”. Ele acrescentou que as garantias precisam ser sólidas e efetivas: “É fundamental que assegurem uma paz duradoura para a Ucrânia”.

      O chanceler Friedrich Merz, que esteve em Washington na semana passada, em reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, e líderes europeus , reforçou que é “absolutamente claro” o papel da Europa na definição dessas garantias, sinalizando a intenção de Berlim em exercer maior protagonismo. Apesar disso, Merz ainda evita responder diretamente se a Bundeswehr, as forças armadas alemãs, poderiam ter participação militar em território ucraniano.

      Relacionados

      Carregando anúncios...