HOME > Mídia

Trump vira alvo nas redes brasileiras após tarifa de 50% contra o Brasil

Levantamento da Nexus mostra que críticas ao presidente dos EUA são maioria e dominam os trending topics no X

Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)
Guilherme Levorato avatar
Conteúdo postado por:

247 - Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, tornou-se o principal alvo dos usuários brasileiros nas redes sociais após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A informação é de um levantamento da empresa de análise de dados Nexus, que monitorou o impacto do anúncio nas interações online.

Segundo Gustavo Uribe, da CNN Brasil, o tema tem liderado o debate digital desde a noite de quarta-feira (9), com mais de 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas na rede social X (antigo Twitter). A maior parte das publicações criticam a medida adotada por Trump e reforçam discursos de defesa da soberania nacional, em contraste com o número menor de mensagens responsabilizando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela medida dos Estados Unidos.

Na manhã desta quinta-feira (10), “Donald Trump” figurava no topo dos trending topics do X no Brasil, com impressionantes 36,5 milhões de menções. Logo abaixo, surgem termos como “Respeita o Brasil”, com 1,99 milhão de menções, e “Chega de Ditadura”, com cerca de 973 mil.

A Nexus também identificou que o pico de atividade na rede ocorreu às 20h da quarta-feira, quando o anúncio repercutiu com mais intensidade entre os usuários brasileiros. Uma análise amostral de 1,5 milhão de postagens em português reforça o sentimento majoritário de indignação com a decisão do governo norte-americano, que impôs a tarifa sem negociação prévia com o Brasil.

Apesar da forte presença de críticas ao governo dos EUA, o presidente Lula também foi amplamente citado. Com mais de 270 mil interações, seu nome apareceu no topo dos conteúdos mais compartilhados da rede social, ainda que majoritariamente em postagens que o defendem ou o isentam de culpa direta pela medida adotada por Trump.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...