Brasil 247 e TV 247 neutralizam completamente as suas emissões de carbono
Com equipes em vários estados do Brasil, na Argentina, em Portugal, nos Estados Unidos e na China, o 247 compensou completamente as suas emissões
247 – A Editora 247, responsável pela edição do site Brasil 247 e pela TV 247, compensou as emissões de carbono associadas às suas operações jornalísticas e empresariais, totalizando 36 toneladas de CO₂ equivalente. Com isso, no ano da COP 30, o Brasil 247 e a TV 247 se tornam os primeiros veículos de comunicação do Brasil – e talvez do mundo – a compensar completamente as suas emissões de carbono.
"Trata-se de um marco na nossa história, que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, sem abrir mão da informação de qualidade", diz o jornalista Leonardo Attuch, que fundou a empresa na virada de 2010 para 2011. Graças a um modelo de trabalho predominante remoto, facilitado pelas novas tecnologias, o Brasil 247 hoje mantém jornalistas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia. Além disso, a empresa mantém correspondentes em Buenos Aires, na Argentina, Nova York, nos Estados Unidos, Beijing, na China, além de um profissional de tecnologia da informação em Lisboa, Portugal.
O site Brasil 247 é atualizado 24 horas por dia, sete dias por semana, enquanto a TV 247 mantém programação ao vivo das 6h30 até a meia-noite, com âncoras que não precisam se deslocar para estúdios presenciais – o que reduz as emissões de carbono e também contribui para uma maior diversidade regional na nossa programação. Assista, abaixo, o depoimento de nossos profissionais:
A neutralização foi feita por meio da compra e aposentadoria de créditos de carbono do projeto REDD+ Jari Amapá (VCS ID 1115), certificado pela Verra, com reconhecimento adicional CCB-Biodiversity Gold. A ação recebeu certificados internacionais emitidos pela Ambipar, vinculados ao padrão Verified Carbon Standard.
A iniciativa nasce do compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Embora a redação funcione, em sua maioria, em regime de trabalho remoto — modelo que reduz deslocamentos, consumo de papel e logística — a empresa reconhece que atividades pontuais, como viagens, eventos e coberturas presenciais, geram emissões que precisam ser mensuradas e compensadas. E todas estas emissões foram computadas – assim como o consumo de energia de cada profissional que atua remotamente.
A Editora 247 opera como uma “digital newsroom", ou seja, uma redação digital, com produção e distribuição 100% digitais, equipe distribuída pelo país e pelo mundo – e presença física apenas quando necessária. Este modelo foi recentemente reconhecido pelo Google News Initiative como inovador e com grandes contribuições para outras redações ao redor do mundo.
Mesmo com uma pegada reduzida, a empresa decidiu avançar da mitigação passiva para a compensação ativa das emissões residuais – movimento alinhado a práticas reconhecidas globalmente de responsabilidade climática. No ano em que o Brasil sedia a COP30, em Belém, a Editora 247 decidiu que esta seria uma de suas grandes prioridades corporativas.
Por que o projeto Jari Amapá
O Programa REDD+ Vale do Jari, parceria entre a Ambipar Environment e o Grupo Jari, reúne três iniciativas – Jari Amapá, Jari Pará e Panãma – e completa 14 anos de conservação da Amazônia em 2025. O Projeto REDD+ Jari Amapá, pioneiro do programa, abrange cerca de 117 mil hectares no estado, onde são desenvolvidas ações de manejo sustentável e agroextrativismo, gerando emprego e renda para famílias locais.
As iniciativas buscam envolver produtores rurais na produção familiar com apoio de organizações da sociedade civil, fortalecendo cadeias produtivas regionais, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e garantindo segurança alimentar às comunidades.
O projeto atua ainda na proteção de florestas nativas no estado do Amapá, combatendo o desmatamento e promovendo benefícios sociais e ambientais às comunidades locais.
Entre seus impactos positivos estão a preservação da Amazônia, a conservação de espécies e a geração de renda sustentável.
A iniciativa converge com o compromisso editorial da Editora 247 de integrar preservação ambiental, desenvolvimento social e a construção de um Brasil sustentável, que passa, também pela produção de informação séria, responsável e de qualidade. Confira, abaixo, a nossa certificação:
