HOME > Margem Equatorial

Janja defende licença do Ibama para Petrobras na Margem Equatorial

Primeira-dama afirmou que exploração é, por enquanto, apenas pesquisa e defendeu importância do petróleo para o Brasil

Janja Lula da Silva (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

247 - A primeira-dama Janja Lula da Silva saiu em defesa da licença concedida pelo Ibama para a Petrobras perfurar um poço de petróleo na Margem Equatorial. A declaração foi feita nesta terça-feira (21), em Paris, durante agenda oficial. De acordo com reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, Janja enfatizou que o processo autorizado não representa exploração, mas sim uma etapa de pesquisa.

Ainda não é exploração, é pesquisa”, declarou. “A gente não pode negar a importância que ainda têm os combustíveis fósseis para o desenvolvimento do país.” A primeira-dama, que está em viagem pela Europa desde a semana passada, disse ter tomado conhecimento da decisão pela imprensa. Segundo ela, a liberação foi resultado de um esforço conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Minas e Energia. “Foi um trabalho muito grande (...) para que se tenha segurança nessa pesquisa. Com toda segurança, como sempre foi feito no Brasil”, afirmou.

Licença às vésperas da COP30

A autorização para a estatal ocorre a menos de um mês da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro. A proximidade do evento provocou críticas de ambientalistas,.

Janja, no entanto, minimizou as críticas. “É utópico achar que, de um dia para o outro, a gente vai deixar de usar combustível fóssil”, disse. Ela destacou que o governo tem feito propostas para a transição energética sob a liderança do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Participação na Sorbonne e expectativa para a cúpula

A primeira-dama participou na manhã desta terça-feira de um seminário sobre transição energética na Universidade Sorbonne, em Paris. Durante o discurso de abertura, confessou estar apreensiva com a proximidade da COP30. “Nervosa porque é um evento muito importante, não só para o Brasil, mas para a humanidade”, explicou depois, afirmando que o encontro é uma oportunidade decisiva para buscar soluções contra a crise climática.

Ela contou ainda que recebeu palavras de incentivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Como diz o meu marido: ‘Fique tranquila’. Vai dar tudo certo e vai ser perfeito. Vai ser a melhor COP que já aconteceu”, disse.

Diplomacia e encontros culturais em Paris

Na segunda-feira (20), Janja visitou a exposição Amazônia, no museu Quai-Branly, próximo à Torre Eiffel, acompanhada da primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Na ocasião, convidou a anfitriã para um banho de rio durante a COP30, em Belém. O presidente da França, Emmanuel Macron, já confirmou presença na cúpula. A participação oficial de Brigitte ainda não foi anunciada, mas é considerada provável.

Artigos Relacionados