Grupo Latam fecha acordo para comprar 74 aviões da Embraer
Pedido de até 74 aeronaves reforça a malha aérea regional e pode abrir 35 novos destinos a partir de 2026
247 - O Grupo LATAM anunciou um importante movimento estratégico para fortalecer sua atuação na América do Sul. Segundo comunicado oficial divulgado pela companhia e pela Embraer, a aérea firmou um pedido de até 74 aeronaves do modelo Embraer E195-E2, sendo 24 encomendas confirmadas e outras 50 opções de compra. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026, inicialmente destinadas à LATAM Airlines Brasil, com possibilidade de expansão para outras afiliadas da holding.
Segundo a LATAM Airlines, o investimento busca não apenas ampliar a frota, mas também diversificar a malha aérea regional. Com a chegada dos novos jatos, a empresa poderá adicionar até 35 destinos aos 160 já atendidos atualmente, reforçando sua posição como maior grupo de aviação do continente.
Estratégia de crescimento sustentável
De acordo com a companhia, o pedido firme das 24 aeronaves está avaliado em cerca de US$ 2,1 bilhões (valor de tabela) e está alinhado à política financeira da LATAM, que prevê manutenção dos indicadores de alavancagem e liquidez. O grupo ressaltou que a decisão foi tomada após quatro anos de crescimento consistente e rentável, com foco no fortalecimento das operações domésticas e regionais.
“Nos últimos quatro anos, o grupo LATAM tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional, criando a forma mais abrangente e integrada de viajar dentro da América do Sul. A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social”, afirmou Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
Parceria estratégica com a Embraer
O acordo representa também um passo relevante para a Embraer, que vê no E195-E2 um modelo ajustado às necessidades do mercado sul-americano. Para Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da fabricante brasileira, a parceria reforça o posicionamento da aeronave como solução competitiva e eficiente.
“Essa parceria estratégica com o grupo LATAM reflete a necessidade da companhia aérea em escolher a aeronave mais eficiente e adequada para complementar sua frota e apoiar seu próximo ciclo de crescimento na América do Sul. O E195-E2 permitirá que as afiliadas da LATAM conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros. Estamos extremamente orgulhosos de que o grupo LATAM tenha feito a melhor escolha para avançar na conectividade da região e para o futuro que construiremos juntos”, declarou Gomes Neto.
Tecnologia e impacto na frota
O Embraer E195-E2 é equipado com motores Pratt & Whitney GTF, tecnologia fly-by-wire de última geração e design aerodinâmico otimizado. Essa combinação garante redução de até 30% no consumo de combustível por assento em comparação aos modelos anteriores, além de oferecer cabine mais confortável, com configuração 2-2 que elimina o assento do meio.
Atualmente, a frota da LATAM conta com 362 aeronaves, incluindo modelos Airbus narrow-body e wide-body, além de cargueiros e jatos Boeing. Desde 2021, a companhia já expandiu sua rede de 129 para 160 destinos de passageiros, um aumento de 24% em três anos. Com os novos E195-E2, a aérea aposta em maior flexibilidade operacional em seus hubs e na oferta de novas rotas para fortalecer ainda mais sua conectividade na região.