China e Índia são parceiros de cooperação, não rivais, afirma Xi
Em encontro com Narendra Modi, presidente chinês defendeu parceria estratégica e alertou que disputa fronteiriça não deve definir as relações bilaterais
247 – O presidente da China, Xi Jinping, afirmou neste domingo (31) ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que os dois países devem ser vistos como “parceiros de cooperação, não rivais”. A declaração foi feita em Tianjin, na véspera da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) de 2025, e foi divulgada originalmente pelo jornal Global Times.
Xi destacou que China e Índia são “oportunidades de desenvolvimento mútuo e não ameaças”, ressaltando que, se mantiverem esse caminho estratégico, as relações bilaterais poderão sustentar um crescimento estável e de longo prazo. Ele também disse que os dois países deveriam agir como “bons vizinhos e parceiros que se ajudam a prosperar”.
Uma parceria estratégica de longo prazo
Segundo Xi, este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Índia, o que reforça a necessidade de tratar o vínculo com uma perspectiva estratégica e de longo prazo. Para o presidente chinês, o caminho adequado seria um “pas de deux cooperativo do dragão e do elefante”, em referência simbólica aos dois países asiáticos.
Ele conclamou ainda os dois lados a fortalecer a comunicação estratégica para aprofundar a confiança mútua, expandir intercâmbios e cooperação de ganhos compartilhados, além de buscar uma convivência harmoniosa, respeitando as preocupações de cada parte.
Paz nas fronteiras e cooperação multilateral
Xi alertou que as tensões fronteiriças não devem definir o conjunto da relação entre os dois países. “China e Índia devem trabalhar juntas para garantir paz e tranquilidade em suas regiões de fronteira e não deixar que a questão da fronteira defina as relações como um todo”, afirmou.
O líder chinês também defendeu maior colaboração em fóruns multilaterais, de modo a proteger interesses comuns das duas maiores nações emergentes da Ásia.