Units do BTG disparam 13% após resultados recordes no segundo trimestre
Balanço mostra lucro ajustado inédito e forte captação, com analistas prevendo avanço mesmo em cenário macroeconômico desafiador
247 – As units do BTG Pactual (BPAC11) dispararam 13,12% nesta terça-feira (12), fechando a R$ 45,27, após a divulgação de resultados recordes no segundo trimestre de 2025. O desempenho chamou a atenção de analistas de grandes instituições financeiras, que ressaltaram a força do banco mesmo diante de um ambiente mais complexo para o setor de investimentos. As informações foram publicadas pelo Valor Econômico.
De acordo com o Safra, o BTG apresentou um “resultado muito forte”, que indica o potencial de rentabilidade em um cenário de mercado mais favorável. “Curioso como essa volatilidade entre resultados acontecia bastante perto de 2020/21, dado que tínhamos essa linha de banco de investimento e corretagem com maiores surpresas, e isso mostra como o banco está ‘underearning’ [andando com o freio preso] por conta do cenário macroeconômico”, afirmaram os analistas.
O Citi destacou que o trimestre foi recorde em receitas e lucratividade, com avanços sólidos em todos os segmentos. “Acreditamos que os resultados destacam não apenas a capacidade do BTG de ler as condições de mercado e navegá-las, mas também a abordagem oportunista do banco para consolidar sua participação de mercado, mantendo a alavancagem operacional, o que permite que as receitas superem as despesas e, assim, melhorem a lucratividade”, avaliaram. Segundo o banco americano, a diversificação do fluxo de receitas, a forte posição competitiva e a capacidade de geração orgânica de capital devem continuar impulsionando o crescimento.
Embora não tenha cobertura oficial sobre o BTG, a Genial Investimentos ressaltou em seu boletim diário que o banco registrou lucro líquido ajustado inédito, com resultados históricos nas áreas de banco de investimento, empréstimos e corretagem. Outro destaque foi a captação líquida de R$ 59 bilhões em Asset & Wealth Management, considerada expressiva e estratégica para manter o ritmo de expansão.
O desempenho robusto, somado à leitura positiva do mercado, reforça a percepção de que o BTG Pactual está posicionado para capturar novas oportunidades, mesmo num contexto econômico menos favorável. Se confirmadas as projeções, a valorização recente das units pode ser apenas o início de um ciclo de ganhos mais consistente.