TV 247 logo
      HOME > Economia

      Trump mente ao dizer que Brasil é mau parceiro comercial dos EUA

      Dados da Amcham revelam que mais de 48% das exportações dos EUA ao Brasil entram sem tarifas e que o país mantém superávit comercial

      Donald Trump - 13/08/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra o Brasil ao acusar o país de ser um “péssimo parceiro comercial”. Em coletiva na Casa Branca nesta quinta-feira (14), Trump afirmou que “o Brasil nos tratou muito mal como parceiros comerciais durante muitos anos” e o classificou como “um dos piores países do mundo” nesse aspecto. As declarações foram publicadas pelo Valor Econômico.

      Segundo o presidente americano, o Brasil teria cobrado “tarifas enormes” e dificultado o comércio com os EUA. Ele ainda minimizou preocupações com a aproximação de países latino-americanos com a China, afirmando que “nenhum deles está indo muito bem economicamente”.

      Lula rebate acusações e nega prejuízo aos EUA

      Em evento no Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu de forma direta. “É mentira quando o presidente americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom. O Brasil só não vai ficar de joelho para o governo americano”, declarou. Lula também acusou o governo dos EUA de divulgar informações falsas sobre a relação bilateral e destacou que o país mantém interesse em negociações comerciais.

      “Eles estão ameaçando todo dia. Eu quero dizer para as pessoas mais pobres desse país: a gente continua com vontade de negociar. A gente quer negociar”, afirmou.

      Dados mostram superávit americano no comércio com o Brasil

      As declarações de Trump contrastam com informações da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil), que apontam que a tarifa média efetiva sobre importações americanas é de apenas 2,7%, bem abaixo da média nominal de 12,4%. Isso ocorre porque grande parte dos produtos dos EUA entra no Brasil com isenção tarifária ou com alíquotas muito baixas, graças a regimes aduaneiros especiais, como o drawback.

      De acordo com a entidade, 48% das exportações americanas para o Brasil chegam sem tarifas, enquanto outros 15% pagam no máximo 2%. Além disso, dados oficiais dos EUA indicam superávit no comércio bilateral: em 2024, o Brasil importou cerca de US$ 44 bilhões em produtos americanos, enquanto exportou aproximadamente US$ 42 bilhões.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...