Sob Mercadante, BNDES aprova mais crédito naval do que Bolsonaro e Temer juntos
Bolsonaro e Temer deixaram setor à deriva e se dedicaram ao desmonte da indústria naval nacional
247 - O BNDES liberou R$ 6 bilhões em crédito para projetos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) em 2024, valor três vezes maior do que o registrado durante o governo de Jair Bolsonaro, informou a coluna Painel, na Folha de São Paulo, nesta terça-feira (11).
Segundo o presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante, a quantia supera as aprovações das gestões de Michel Temer e Bolsonaro somadas, que chegaram a R$ 3,9 bilhões. Mercadante destacou que essa retomada da construção naval gerou mais de 10 mil empregos, com foco no transporte hidroviário e na descarbonização, setor em que o Brasil possui grande potencial.
"Essa retomada da construção naval, que está sendo responsável pela geração de mais de 10 mil empregos, está concentrada especialmente no transporte hidroviário, com balsas, barcaças e empurradores", disse Mercadante.
Ele ressaltou ainda que exigências da Organização Marítima Internacional da ONU para o uso de combustíveis renováveis até 2030 podem impulsionar a indústria naval brasileira, dada sua liderança global no setor de biocombustíveis.