Rogério Carvalho: 'Eduardo Bolsonaro sabota os interesses do Brasil nos EUA'
Senador critica atuação do deputado contra comitiva que tenta adiar tarifa de 50% imposta por Donald Trump aos produtos brasileiros
247 - O senador Rogério Carvalho (PT-SE) acusou, nesta terça-feira (29), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de agir deliberadamente para dificultar as articulações da comitiva de senadores brasileiros que está em missão oficial nos Estados Unidos. O grupo busca apoio político e empresarial para reverter a nova tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros, com entrada em vigor prevista para esta sexta-feira (1).
“Eduardo Bolsonaro está cumprindo o papel de sabotar os interesses nacionais. Ele transforma uma medida tarifária em chantagem política contra a economia, contra os empregos, contra a vida do povo brasileiro”, afirmou o senador, de acordo com a CNN Brasil. A crítica foi feita após declarações públicas de Eduardo Bolsonaro, na noite desta segunda-feira (28), em que o parlamentar admitiu trabalhar para inviabilizar as agendas da missão parlamentar nos Estados Unidos.
A postura de Eduardo, filho de Jair Bolsonaro (PL), tem sido alvo de desconforto mesmo dentro do próprio PL. Integrantes da legenda demonstram preocupação com a tentativa do deputado de vincular eventuais concessões comerciais à exigência de uma anistia para seu pai e demais aliados envolvidos em processos judiciais no Brasil.
A comitiva de senadores é multipartidária e está em território estadunidense desde o fim de semana. Na segunda-feira, os parlamentares se reuniram com representantes da U.S. Chamber of Commerce, a maior entidade empresarial do planeta, onde solicitaram apoio a um posicionamento conjunto da instituição contra a aplicação imediata da tarifa.
Nesta terça, o grupo realizou encontros reservados com congressistas democratas e republicanos no Capitólio, em Washington. Os nomes dos interlocutores norte-americanos não foram revelados à imprensa.
Já para esta quarta-feira (30), de acordo com a reportagem, está prevista uma reunião com dirigentes da Americas Society / Council of the Americas, organização que congrega líderes da sociedade civil e do setor privado com foco nas relações interamericanas. Os senadores também têm mantido diálogo com juristas, economistas e lideranças políticas dos EUA.
A delegação brasileira é liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS) e conta com os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Tereza Cristina (PP-MS), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: