Ibovespa despenca com temor de escalada na crise entre Brasil e EUA
Mercado financeiro reage à decisão de Flávio Dino contra sanções a Alexandre de Moraes, elevando tensão diplomática
247 - O Ibovespa abriu em queda firme nesta terça-feira (19), puxado principalmente pelas ações de bancos, em meio ao aumento da tensão política entre Brasil e Estados Unidos. Segundo informações do Estadão Conteúdo publicadas pelo UOL, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, tomada na segunda-feira (18), para tentar barrar as sanções impostas pelo governo norte-americano ao ministro Alexandre de Moraes, ampliou a percepção de risco no mercado.
Bancos pressionados e risco internacional
O mercado teme que o embate entre os dois países possa avançar para o sistema financeiro, gerando impactos diretos sobre instituições brasileiras com atuação internacional. A chamada “Lei Magnitsky”, base das sanções dos EUA, coloca pressão adicional sobre bancos nacionais e investidores, que agora enxergam um cenário de incerteza mais amplo.
“É difícil precificar as consequências se os bancos brasileiros forem cortados do sistema financeiro internacional. São bancos que operam internacionalmente e qualquer problema nessa linha seria muito ruim para o Brasil”, avaliou Bruno Takeo, estrategista da Potenza Capital.
Impactos sobre a economia
A queda do Ibovespa reflete o receio de que o conflito diplomático se converta em crise econômica, atingindo setores estratégicos. Investidores avaliam que o Brasil pode enfrentar restrições no acesso a linhas de crédito e operações internacionais caso as tensões com os Estados Unidos se agravem.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: