Em derrota para Embraer, concorrente Boeing é autorizada a contratar engenheiros brasileiros
As empresas norte-americana e brasileira do setor aeroespacial disputam uma mão-de-obra bem formada e escassa em todo o mundo
247 - A 3ª Vara Federal de São José dos Campos (SP) decidiu que a Boeing Brasil poderá contratar engenheiros brasileiros. A decisão representa uma derrota para a Embraer. As empresas norte-americana e brasileira do setor aeroespacial disputam uma mão-de-obra bem formada e escassa em todo o mundo.
As associações setoriais nacionais das duas empresas entraram na Justiça pedindo que as contratações feitas pela Boeing fossem restritas. O argumento era o de que a empresa estaria praticando concorrência predatória, ferindo a soberania nacional e se beneficiando de informações secretas da Embraer aos quais teria tido acesso quando negociava comprar a área de aviação comercial da fabricante brasileira de aviões.
De acordo com o juiz Renato Barth Pires, a “contratação de engenheiros pela Boeing, inclusive daqueles que concluíram o mestrado profissional promovido pela parceria Embraer/ITA, embora certamente frustrante, não é ilícita, nem autoriza uma intervenção judicial que possa impedir ou limitar tais contratações”.