TV 247 logo
      HOME > Economia

      Crédito para exportadores afetados por tarifaço terá “surpresas” sobre valores, diz Mercadante

      Presidente do BNDES afirmou que detalhes sobre juros e prazos serão divulgados por Lula após reunião do CMN

      Aloizio Mercadante - 26/05/2025 (Foto: Reprodução/Youtube/TV 247)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O pacote de crédito de R$ 30 bilhões para exportadores prejudicados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos será detalhado na próxima semana e trará novidades nas condições de financiamento. A informação foi publicada pelo Valor Econômico e confirmada pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

      Segundo ele, o governo prepara medidas adicionais que vão além do valor já anunciado. “Vai ter uma reunião do Conselho Monetário Nacional para estabelecer taxa de juros, prazos, e vamos ter surpresas importantes inclusive em relação a esses valores. O presidente [Lula] vai anunciar na semana que vem”, afirmou após participar de uma aula magna na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

      Linha de crédito com recursos do FGE

      A Medida Provisória publicada no último dia 13 prevê uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, com recursos do Fundo Garantidor de Exportações (FGE), administrado pelo BNDES, para atender empresas diretamente atingidas pelo tarifaço do governo de Donald Trump. A condição imposta pelo governo brasileiro é a manutenção dos empregos nas companhias beneficiadas.

      Mercadante destacou que a operação está estruturada para garantir agilidade no socorro ao setor: “O BNDES está pronto, engatilhado e mobilizado para poder atender às empresas e dar resposta mais rápida e eficiente”, afirmou.

      Experiência em operações emergenciais

      O dirigente lembrou ainda que o banco já operou linhas emergenciais recentemente, como no caso das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. Para ele, essa experiência será fundamental na aplicação do novo programa. “Vamos, a partir dessa experiência, buscar fazer de forma mais eficiente, segura e consistente, para que essas empresas possam superar essa adversidade”, explicou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...