HOME > Economia

CNI aponta retomada de investimentos em 70% das indústrias brasileiras em 2024

Apesar dos juros altos, empresas priorizam recursos próprios para modernização e expansão produtiva

CNI aponta retomada de investimentos em 70% das indústrias brasileiras em 2024 (Foto: Reuters )

247 - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um levantamento que mostra a retomada dos investimentos na indústria nacional em 2024. Segundo a CNN Brasil, o estudo aponta que sete em cada dez empresas do setor de transformação destinaram recursos para ampliar ou modernizar suas operações, número que representa 70% do total. Esse índice só foi superado em 2022, quando o percentual chegou a 73%.

O estudo ouviu 1,5 mil companhias de diferentes portes — sendo 600 pequenas, 527 médias e 363 grandes — e revela que a maior parte das indústrias continua utilizando capital próprio em vez de recorrer a financiamentos bancários. Praticamente três quartos dos investimentos realizados no ano passado (74%) foram custeados por recursos internos ou de sócios, percentual superior ao registrado em 2022 e 2023, que ficou em 71% em ambos os anos.

O levantamento aponta que 79% das empresas que investiram em 2024 optaram pela aquisição de máquinas e equipamentos novos. Além disso, 57% promoveram atualizações tecnológicas e modernização das fábricas, enquanto 37% aplicaram capital em expansão física, como compra de terrenos, construção de novas plantas e ampliação de armazéns.

Ainda de acordo com a reportagem, esse movimento acompanha o crescimento da demanda, tanto no mercado interno quanto externo, o que tem reduzido a ociosidade nas linhas de produção. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os investimentos em expansão produtiva somaram R$ 371 bilhões em 2024, o equivalente a 18,2% do total destinado a ativos produtivos no país — o maior volume em uma década.

Apesar do avanço, o cenário ainda traz desafios. O custo elevado do crédito, provocado pela manutenção da taxa de juros em patamares altos, pode frear novos aportes no setor. Além disso, a CNI pretende atualizar neste ano uma pesquisa sobre intenções de investimentos para entender o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

O estudo também mostra que 71% das empresas conseguiram executar integral ou parcialmente seus planos de investimento em 2024. Já 10% das companhias adiaram ou cancelaram projetos por fatores como incertezas econômicas, retração nas vendas e alta dos custos de insumos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...