Ansiedade com tarifas de Trump leva americanos a anteciparem compras de Natal em pleno verão
Ameaça de inflação e promoções agressivas fazem crescer movimento de “Natal em Julho” nos Estados Unidos, com consumidores fugindo da Black Friday
247 - Diante da alta nos preços e do temor de um novo tarifaço, um número crescente de consumidores nos Estados Unidos está antecipando suas compras de fim de ano. A tendência, conhecida como “Natal em Julho”, ganhou força e vem se consolidando como uma alternativa à tradicional Black Friday, informa o jornal O Globo.
A prática vem sendo impulsionada por fatores econômicos como inflação, incertezas sobre tarifas e o aumento no custo de vida. De acordo com pesquisa da CivicScience, 21% dos 1.062 entrevistados já iniciaram suas compras de fim de ano durante o verão, um crescimento expressivo frente aos 16% registrados em 2023.
Embora antecipar presentes não seja novidade, a pandemia acelerou a tendência. Segundo o analista sênior Ted Rossman, do Bankrate, os problemas nas cadeias de suprimento durante os últimos anos ensinaram os consumidores a se precaverem para evitar frustrações com entregas atrasadas.
Rossman afirma que, mesmo com a insegurança sobre o cenário econômico, o apetite por consumo segue em alta. “Os consumidores estão escalando o muro da preocupação e gastando mesmo assim”, observou.
Dados do Censo dos EUA apontam que as vendas no varejo subiram 0,6% em junho, especialmente em produtos de maior valor como móveis e veículos.
Atentos à mudança de comportamento, os grandes varejistas norte-americanos estão antecipando as promoções. O Prime Day da Amazon, originalmente criado como um evento de 24 horas, durou quatro dias este ano. Walmart e Target também promoveram campanhas simultâneas, transformando julho num mês de liquidações agressivas.
A Macy’s realizou, entre os dias 23 e 27 de julho, sua própria “Black Friday em Julho”. Em seguida, lançou pela primeira vez uma liquidação temática no dia 25, com foco em produtos natalinos. A rede de lojas TJX, dona das marcas T.J. Maxx e Marshalls, admitiu que parte de seus clientes já começa a fazer compras natalinas nesse período, embora não tenha divulgado números.
Além das gigantes do setor, pequenos negócios também entraram na onda. Em Mobile, Alabama, a professora e empreendedora JulieAnna Lindsey organizou um evento com mais de 40 lojas locais, reunindo mais de 250 consumidores durante o fim de semana livre de impostos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: