HOME > Economia

Alibaba anuncia planos de instalação de data centers no Brasil

Empresa chinesa também revelou novo modelo de IA com mais de um trilhão de parâmetros

Alibaba anuncia planos de instalação de data centers no Brasil (Foto: REUTERS/Aly Song)

247 – O conglomerado chinês Alibaba anunciou nesta quarta-feira (24) planos para expandir sua rede global de data centers, com a instalação de unidades no Brasil, França e Holanda. A informação foi divulgada em reportagem do Valor Econômico. O movimento reforça a estratégia da companhia de ampliar sua presença internacional em serviços de computação em nuvem e inteligência artificial (IA).

De acordo com o comunicado, além dos novos centros anunciados, o Alibaba já havia confirmado a construção de data centers em 2026 no México, Japão, Coreia do Sul, Malásia e Dubai. Atualmente, a empresa opera 91 data centers em 29 regiões do mundo, consolidando-se como uma das maiores provedoras de infraestrutura digital global.

Parceria com a Nvidia e aposta em inteligência artificial

Outro destaque da conferência foi a parceria estratégica com a americana Nvidia para o desenvolvimento de recursos físicos de inteligência artificial. O acordo prevê colaboração em áreas como síntese de dados, treinamento de modelos, simulações ambientais e testes de validação.

A iniciativa ocorre poucos dias após a Nvidia — cujos chips são fundamentais para a revolução atual da IA — anunciar um investimento de até US$ 100 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT. Apesar da aproximação entre as empresas, o diretor-presidente do Alibaba, Eddie Wu, evitou confirmar se os novos data centers anunciados estarão equipados com processadores da fabricante americana.

Wu reforçou, no entanto, que a companhia vai intensificar seus aportes em inteligência artificial:

“A velocidade do desenvolvimento do setor de IA excedeu em muito nossas expectativas, e a demanda do setor por infraestrutura de IA também excedeu em muito nossas previsões”, afirmou o executivo.

No início do ano, o Alibaba já havia anunciado um plano de investimentos de 380 bilhões de yuans (cerca de US$ 53 bilhões) em infraestrutura de IA ao longo dos próximos três anos.

Novo modelo de linguagem com mais de 1 trilhão de parâmetros

Além da expansão em infraestrutura, o Alibaba apresentou seu maior modelo de linguagem até agora: o Qwen3-Max, com mais de um trilhão de parâmetros. Segundo Zhou Jingren, diretor de tecnologia do Alibaba Cloud, o modelo se destaca na geração de código e em recursos de agente autônomo — isto é, sistemas capazes de tomar decisões e agir de forma independente com base em metas definidas por usuários humanos.

O executivo destacou que testes de benchmark, como o Tau2-Bench, demonstraram desempenho superior do Qwen3-Max em relação a rivais como Claude, da Anthropic, e o DeepSeek-V3.1 em algumas métricas específicas.

Ainda durante o evento, a empresa revelou outros avanços em inteligência artificial, como o Qwen3-Omni, um sistema multimodal voltado para aplicações em realidade virtual e aumentada, incluindo óculos inteligentes e cockpits interativos.

Resultados impulsionados pela nuvem

Os anúncios ocorrem em um momento de forte crescimento nos negócios de computação em nuvem do Alibaba. No último trimestre, a divisão registrou aumento de 26% na receita, reflexo da crescente demanda por serviços de IA e pela consolidação da empresa nesse segmento.

Com a nova rodada de investimentos, a companhia reforça sua ambição de competir diretamente com gigantes globais da tecnologia no mercado de inteligência artificial e computação em nuvem, como Amazon, Microsoft e Google.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...