HOME > Economia

Alexandre Silveira defende Brasil como principal pólo mundial de atração de investimentos em data centers

Ministro de Minas e Energia destaca políticas públicas como o Redata e potencialidades do país durante Fórum Esfera, no Pará

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no Fórum Esfera, em Belém (PA) - 10/10/2025 (Foto: Divulgação)

247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou as potencialidades nacionais para que o país se torne o principal destino dos investimentos em data centers no mundo. Silveira destacou nesta sexta-feira (10), durante o Fórum Esfera em Belém (PA) que as políticas públicas desenvolvidas para o setor pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão garantir, além dos recursos, desenvolvimento de conteúdo local, emprego e renda para a população brasileira.

“Pelas nossas potencialidades e pelo que construímos e fortalecemos nos últimos anos, o Brasil se coloca com infraestrutura suficiente e com energia limpa e renovável. Por isso, assinamos a Medida Provisória do Redata, que cria uma série de estímulos para a atração de data centers, e um deles já anunciado no Ceará. Daqui a seis meses, teremos efetivamente obras para receber o data center do TikTok. Serão investidos R$ 50 bilhões no Ceará, que demonstram o potencial do Brasil para recepcionar estes investimentos”, disse Silveira.

De acordo com o ministro, o Redata, Medida Provisória assinada pelo presidente Lula no último mês, busca impulsionar o crescimento nacional em áreas estratégicas da Indústria 4.0, como computação em nuvem e inteligência artificial.

“Estamos preocupados que estes investimentos gerem efetivamente frutos e resultados, e não sejam apenas pontos de armazenamento de informações para outras nações. Queremos que eles gerem emprego e renda, por isso também estamos garantindo conteúdo local”, defendeu o ministro.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...