HOME > Economia

Petrobras fecha contrato com a Elea para uso de data center em SP

Acordo de R$ 2,3 bilhões prevê supercomputadores e inteligência artificial em data center sustentável

Fachada de prédio da Petrobras no Rio de Janeiro 04/2025 (Foto: Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

247 - A Petrobras e a Elea oficializaram um contrato no valor de R$ 2,3 bilhões para utilização de um data center de grande porte em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. O espaço, que terá capacidade de 30 megavolt-amperes (MVA), será destinado a processar supercomputadores, armazenar dados científicos e apoiar atividades de exploração, pesquisa e reservatórios da petroleira.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o projeto também dará suporte a cargas de trabalho em inteligência artificial (IA), consolidando o acordo como um dos mais relevantes da área de tecnologia na América Latina.

Maior iniciativa de TI da América Latina

A Elea classificou o contrato como “a maior iniciativa de infraestrutura de TI já concedida até hoje por uma empresa latino-americana”. O acordo foi firmado por meio de licitação pública e terá validade de 17 anos.

O chairman e fundador da Elea, Alessandro Lombardi, celebrou a conquista. “A conquista do contrato com a Petrobras é um marco importante e reforça nosso compromisso de liderar tecnologicamente o setor”, afirmou. A companhia vem se consolidando desde 2024 como uma das líderes em infraestrutura digital dedicada à inteligência artificial.

Data center sustentável e inovador

Ainda conforme a reportagem, o edital da licitação determinou que a energia consumida seja oriunda de fontes renováveis. Para cumprir a exigência, o data center contará com resfriamento baseado no reúso de água e adotará protocolos de alta eficiência energética.

Além de reduzir o impacto ambiental, a iniciativa reforça o compromisso da Petrobras com práticas sustentáveis, ao mesmo tempo em que amplia sua capacidade de processamento de dados para operações estratégicas.

Expansão da Elea no setor tecnológico

O contrato acontece em paralelo a outros projetos de larga escala da Elea, como a Rio AI City, um hub de data centers voltado para cargas de trabalho de próxima geração em inteligência artificial e nuvem. Localizado no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, o empreendimento terá capacidade projetada de até 3,2 gigawatts (GW).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...