Alcolumbre comemora avanço da Petrobras na Margem Equatorial com aval do Ibama
Senador destaca exploração de petróleo como caminho para reduzir desigualdades
247 – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), celebrou nesta segunda-feira (20) a aprovação, pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), do conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras, segundo informa o Valor Econômico.
O plano é parte integrante do Plano de Emergência Individual (PEI), necessário para que a Petrobras inicie atividades de pesquisa marítima na Margem Equatorial, especificamente na região da Foz do Amazonas. Segundo o Ibama, a aprovação conceitual do PPAF atesta que, do ponto de vista teórico e metodológico, o plano atende aos critérios técnicos exigidos. A etapa seguinte envolve vistorias in loco e simulações de resgate de animais oleados, para verificar se as medidas previstas funcionam de forma eficaz em caso de acidentes com derramamento de óleo.
"Como senador do Amapá e presidente do Congresso Nacional, sigo acompanhando de perto esse processo. A Margem Equatorial representa uma oportunidade estratégica para reduzir desigualdades históricas. Essa aprovação reforça a confiança nas instituições e no compromisso com um futuro seguro, desenvolvido e sustentável", afirmou Alcolumbre.
A Margem Equatorial abrange os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Alcolumbre conta com o apoio de figuras estratégicas, como o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que reforçou o compromisso da empresa com práticas responsáveis.